top of page
Foto do escritorAgência WEBi

10 dicas de como usar fertilizantes com mais eficiência


Você sabe como usar fertilizantes na sua produção? Em alguns casos, por mais que invista em produtos de qualidade, os resultados não são bons. Mas isso acontece porque o uso eficiente de fertilizantes vai muito além da aplicação no solo.


O processo de fertilização exige um maior entendimento sobre o solo, as culturas e as práticas agrícolas para melhorar a absorção dos nutrientes. 


Para te ajudar nisso, vamos passar 10 dicas de como usar fertilizantes com mais eficiência e mostrar a importância da aplicação de fertilizantes orgânicos. Continue a leitura!


10 dicas de como usar fertilizantes na agropecuária


Para facilitar o entendimento sobre o uso de fertilizantes, confira agora mesmo as 10 dicas que separamos para você:


1. Conheça as características do solo 


Antes de aplicar o fertilizante, você precisa saber como é a textura, profundidade, drenagem e a declividade do solo. Essas características influenciam na absorção dos nutrientes pelas plantas, podendo aumentar a perda por escorrimento ou lixiviação em camadas mais profundas, principalmente onde as raízes não conseguem alcançar. 


Por isso que um solo bem averiguado ajuda no uso dos fertilizantes, o que potencializa a sua absorção e diminui os desperdícios. 


2. Planeje o calendário de semeadura


A performance produtiva da sua cultura é influenciada pela época de semeadura e pelas condições climáticas. Uma boa dica é utilizar o zoneamento de risco agroclimático para planejar o calendário de semeadura e preparar a área na época ideal.


Isso ajuda a ter um ambiente de crescimento mais positivo e, ao mesmo tempo, otimiza o uso de fertilizantes durante o ciclo da cultura. 


3. Escolha o fertilizante correto para a cultura


Os fertilizantes não são iguais, por isso é importante ficar atento na escolha. Opte por um fertilizante adequado para a cultura que você está plantando. Isso significa que o fertilizante para vegetais deve ser diferente do que o usado para grãos, por exemplo. 


Essa escolha ajuda a fornecer os melhores nutrientes para cada tipo de cultura e não ter problemas no futuro.


4. Use outras fontes de nutrientes


Além dos fertilizantes tradicionais, é uma ótima ideia usar outras fontes de nutrientes, como estercos ou resíduos orgânicos. Essas fontes atuam como condicionadores do solo e aumentam a eficiência dos fertilizantes minerais ao serem aplicados juntos. 


O uso de fertilizantes orgânicos, como o AduBio® da JGB Soluções Ambientais, é uma escolha inteligente para melhorar a composição do solo e fornecer mais vida às culturas a longo prazo.


5. Mantenha o solo coberto e protegido


Outra dica de como usar fertilizantes é manter o solo coberto com plantas leguminosas. Isso ajuda a economizar produtos nitrogenados, além de melhorar a saúde do solo. 


As leguminosas conseguem fixar nitrogênio no solo, enquanto outras plantas de cobertura, como as braquiárias, reciclam nutrientes das camadas mais profundas da terra. Essa prática protege o solo da erosão e torna o ambiente mais produtivo. 


6. Analise a quantidade de uso de fertilizantes


Você também deve ajustar a quantidade e a qualidade do uso de fertilizantes conforme as condições do solo e situações financeiras. Em períodos de preços baixos, vale a pena aplicar somente o necessário para manter a produção, porém em períodos com preços elevados, invista no uso de fertilizantes para ter um bom retorno de investimento e construir maior fertilidade do solo. 


Lembre-se que o uso de fertilizantes de qualidade, juntamente com o uso de tecnologias, ajudam a obter um custo-benefício ao longo dos anos.




7. Ajuste a aplicação de fertilizantes com a demanda das plantas


A melhor forma de ter os nutrientes disponíveis no momento certo é ajustar a aplicação dos fertilizantes com os estágios de maior demanda das plantas. O parcelamento da aplicação é uma estratégia para aumentar a produtividade em algumas condições, mas deve-se considerar o custo de aplicação.


Para isso, você deve conhecer as necessidades da cultura em cada estágio do desenvolvimento para utilizar os fertilizantes com mais eficiência. 


8. Invista em sistemas de produção sustentáveis


Para aumentar a matéria orgânica do solo e melhorar a eficiência do uso de fertilizantes, é uma boa alternativa investir em sistemas de produção sustentáveis. Eles auxiliam na retenção de carbono, na estrutura do solo e na retenção de água. 


Por mais que a construção da matéria orgânica leva um tempo considerável, existem muitos benefícios de adotá-la. 


9. Aplique os fertilizantes de maneira uniforme


A aplicação uniforme dos fertilizantes garante que todos os nutrientes sejam distribuídos de maneira equilibrada para as plantas. Por isso, invista tempo na regulagem e calibragem das máquinas para garantir uma distribuição adequada. 


Cuidados especiais devem ser tomados com fertilizantes de alto poder osmótico, como o cloreto de potássio, que pode causar estresse salino se não aplicados corretamente. A aplicação uniforme evita problemas de desenvolvimento desigual das plantas e aumenta o retorno econômico.


10. Diversifique as culturas e faça irrigação


A diversificação de culturas e o investimento em sistemas de irrigação são práticas que aumentam a eficiência no uso de fertilizantes. A rotação de culturas melhora a saúde do solo e reduz o risco de pragas, enquanto a irrigação garante que os nutrientes estejam disponíveis para as plantas quando elas mais precisam. 


Plantas irrigadas tendem a ter uma maior eficiência no uso de nutrientes, especialmente quando a fertirrigação é utilizada.


Por que usar fertilizantes orgânicos?


Existem muitos benefícios de optar por fertilizantes orgânicos, principalmente quando pensamos na produtividade das culturas e na saúde do solo. Veja abaixo alguns dos motivos para investir em soluções orgânicas na agricultura:


Melhora a estrutura do solo


Por serem ricos em matéria orgânica, os fertilizantes naturais ajudam na atividade microbiana e na biodiversidade do solo. O orgânico em si também melhora a retenção de água e aeração do solo, sendo mais resistente à compactação e à erosão. 


Com o uso de fertilizantes orgânicos, como o AduBio®, o solo se mantém produtivo e fértil, sendo capaz de sustentar culturas saudáveis por anos. 


Liberação equilibrada de nutrientes


Ao contrário dos fertilizantes minerais, que liberam nutrientes muito rápido, os fertilizantes orgânicos fazem uma liberação lenta de nutrientes. Esse fator é importante para manter o equilíbrio nutricional das plantas, evitando a falta ou o excesso de nutrientes. 


Aumento da capacidade de retenção de água


A matéria orgânica presente nos fertilizantes orgânicos melhora a estrutura do solo, o que aumenta sua capacidade de retenção de água. Isso é fundamental em regiões de seca ou onde a irrigação é limitada. 


Solos com maior teor de matéria orgânica retém mais água, tornando as plantas mais resistentes a períodos de estiagem e reduzindo a necessidade de irrigação frequente.


Mais sustentabilidade e menos impacto ambiental


Sem dúvidas, o uso de fertilizantes orgânicos é mais sustentável do que os de minerais. Eles são provenientes de fontes naturais e renováveis, e também ajudam a diminuir a necessidade de insumos químicos sintéticos. Ou seja, reduz o risco de contaminação do solo e da água.



Conseguiu entender todas as dicas de como usar fertilizantes com mais eficiência? É indispensável saber as características do solo, optar por fertilizantes adequados conforme as culturas e inserir práticas mais sustentáveis no dia a dia. 


Nesse cenário, vale a pena conhecer o AduBio®. Ele é um fertilizante orgânico da JGB Soluções Ambientais, que consegue fazer a liberação equilibrada de nutrientes, além de melhorar a composição do solo, aumentar a retenção de água e obter uma produção mais sustentável. 


Conheça agora mesmo o AduBio® e veja a diferença na produção das suas culturas!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page