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O que é o Certificado de Destinação Final de Resíduos?


As empresas estão cada vez mais conscientes que devem realizar práticas sustentáveis e garantir uma gestão correta dos seus resíduos descartados. Um dos primeiros passos para isso é obter o Certificado de Destinação Final de Resíduos. Este documento comprova que os resíduos foram tratados e descartados em locais devidamente licenciados e autorizados pelos órgãos ambientais.


Mas você sabe o que é o Certificado de Destinação Final? E por que ele é tão importante para a sustentabilidade empresarial?


Neste artigo, vamos explicar tudo sobre o assunto e te ajudar a entender como este documento facilitará a gestão de resíduos da sua empresa. Acompanhe!


O que é o certificado de destinação final de resíduos?


O Certificado de Destinação Final (CDF) é um documento que atesta a destinação correta de resíduos gerados por uma empresa ou atividade.


A obrigatoriedade de obtenção do CDF está relacionada com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010). Ela estabelece que os geradores de resíduos devem garantir a destinação ambientalmente adequada de seus resíduos, atestando a rastreabilidade e o tratamento adequado, minimizando os impactos ambientais e promovendo a sustentabilidade.


Vale salientar que, órgãos ambientais estaduais e municipais também podem ter regulamentações específicas que exigem a emissão do CDF como prova de cumprimento das normas.

 

Por fim, a garantia da obtenção do certificado de destinação final demonstra a responsabilidade socioambiental no meio empresarial e também evita penalidades legais.


Como funciona o processo de destinação final de resíduos?


Todo o processo conta com uma sequência de etapas que asseguram o manejo e descarte adequado dos resíduos, desde a coleta até o seu destino final, podendo ser em aterros ou em empresas competentes e autorizadas por órgãos ambientais. Confira as principais etapas:



1. Coleta e transporte


O primeiro passo acontece na coleta e transporte dos resíduos. Transportadoras licenciadas para o tipo específico de resíduo a qual sua empresa está descartando, são as únicas que garantem que os resíduos sejam transportados em veículos adequados, de forma segura, evitando causar algum dano até o seu destino final.


2. Tratamento dos resíduos


Existem diversas formas de tratamento de resíduos sólidos, cada uma adequada ao tipo específico de resíduos a ser descartado. Cada método tem suas particularidades e devem ser escolhidos com base nas características dos resíduos a serem tratados, nos objetivos ambientais e econômicos da empresa, e claro, nas regulamentações locais.


3. Destinação final


A destinação final de um resíduo consiste no processo de tratamento a qual ele será submetido. Desta forma, sempre buscamos conscientizar todos a evitarem o descarte dos seus resíduos em aterros, pois, os existentes já estão lotados e a instalação de novos traz grandes problemas ambientais, mesmo sendo licenciados.


Por esse motivo, a importância de buscar diferentes formas de tratamento como a geralmente já usada.


Isso apenas nos afirma, que seguir outras metodologias de descartes/tratamento, potencializará a qualidade ambiental do nosso planeta.


Quais empresas precisam obter o Certificado de Destinação Final (CDF)?


A obtenção do certificado de destinação final de resíduos é obrigatório para todas as empresas que geram resíduos sólidos. Isso inclui:


  • Indústrias;

  • Hospitais;

  • Clínicas;

  • Empresas de construção;

  • Comércios;

  • Entre outros.


E como obter esse documento?


Se você tem uma organização que faz parte de um dos segmentos acima, é importante entender como obter o certificado de destinação final de resíduos. 


Para isto, basta acessar esta seção de Certificados e Outros Documentos no site do Gov.br e seguir todos os passos para fazer login no SINIR (Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos) e incluir todas as informações necessárias para obter a certificação.


Não esquecendo de sempre verificar com o órgão ambiental municipal ou estadual de onde sua indústria ou atividade está inserida, sobre se há necessidade de efetuar-se outros cadastros além do SINIR, que também garantem a correta Movimentação do seu Resíduos.


Vale a pena encontrar uma melhor solução de destinação final dos seus resíduos?


Uma ótima solução para a sua empresa é a terceirização do gerenciamento de resíduos. Nesse sentido, as empresas especializadas podem e destinam corretamente os resíduos.


A JGB Soluções Ambientais, por exemplo, pode ser a sua parceira para auxiliar na destinação sustentável das sobras e descartes de materiais de couro. Somos uma empresa especializada no desenvolvimento, produção e venda de produtos baseados em resíduos industriais de couro.


Além disso, temos um forte compromisso com a sustentabilidade e inovação, resultando na produção de soluções que proporcionam um valor agregado às pessoas e ao meio ambiente.


A nossa principal solução está no tratamento de resíduos de couro que são transformados em AduBio. Este fertilizante orgânico auxilia na agricultura sustentável e também na redução dos impactos ambientais causados pelos resquícios do couro bovino.



Então, conseguiu entender o que é o certificado de destinação final de resíduos? Se você é proprietário de uma empresa que gera resíduos sólidos, saiba que é essencial se importar em obter este certificado. 


Quer saber mais dicas? Acompanhe o blog da JGB Soluções Ambientais e siga nosso perfil no Instagram. Até mais!

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