A saúde da sua lavoura começa no solo. A escolha entre adubação de cobertura e adubação de base pode fazer toda a diferença na produtividade da lavoura. Mas você sabe por qual optar?
Existem algumas diferenças entre as duas técnicas, sendo que o agricultor deve entender sobre as características e benefícios de cada uma para garantir a correta fertilização do solo.
Neste artigo, vamos explicar o que é, as diferenças e os benefícios da adubação de cobertura e da adubação de base. Acompanhe a leitura!
O que é adubação de cobertura?
A adubação de cobertura é um processo de aplicação de fertilizantes no solo após o ciclo de crescimento da cultura. Sua função é oferecer os nutrientes complementares que as plantas necessitam após o plantio, principalmente para auxiliar no florescimento ou na formação de frutos.
O principal nutriente utilizado na adubação de cobertura é o nitrogênio (N), sendo indispensável para o crescimento das folhas e caules.
Além disso, o potássio (P) e o fósforo (K) também são adicionados para aumentar a resistência das plantas. No mercado, esse trio de nutrientes são conhecidos como NPK.
Benefícios da adubação de cobertura
A aplicação da adubação de cobertura contém muitos benefícios para garantir um ciclo de desenvolvimento saudável. Algumas das principais vantagens são:
Crescimento das plantas
Com um suprimento adequado, as plantas crescem mais vigorosas e produzem mais. Isso gera maiores rendimentos e aumento da lucratividade aos agricultores.
Melhora na qualidade dos frutos
A adubação de cobertura também ajuda a melhorar a qualidade dos frutos, grãos e vegetais produzidos, tanto em questão de tamanho quanto de valor nutricional.
Reposição contínua de nutrientes
Esta técnica de adubação também repõe nutrientes de forma contínua, fortalecendo o crescimento das plantas. Nesse sentido, as culturas de longa duração e as que necessitam de uma maior carga nutricional em períodos específicos, como a frutificação e floração, são muito beneficiadas.
Melhora na saúde do solo
Por mais que o foco da adubação de cobertura seja fornecer nutrientes às plantas, essa prática também ajuda indiretamente na saúde do solo. Isso acontece através da infiltração dos fertilizantes no solo.
O que é adubação de base?
A adubação de base é feita antes do plantio ou preparação do solo. O seu principal objetivo é garantir que todos os nutrientes estejam disponíveis para o crescimento inicial das plantas.
O nitrogênio, fósforo e potássio, conhecidos como NPK, também são utilizados. Em alguns casos, a adubação de base também pode adicionar micronutrientes, como zinco, cobre, ferro, boro e molibdênio.
Benefícios da adubação de base
Este método de adubação fornece vários benefícios nutricionais para as culturas ao longo de todo o ciclo. Veja:
Melhora na estrutura do solo
A adição deste fertilizante na preparação do solo melhora toda a aeração e a capacidade de retenção de água.
Crescimento saudável
Através do fornecimento ideal de nutrientes, a adubação de base contribui desde o desenvolvimento inicial das plantas, o que garante um bom enraizamento e florescimento.
Diminuição de custos a longo prazo
Com a adição deste adubo antes do plantio ou na fase de preparação do solo, o agricultor reduz a necessidade de aplicar mais vezes ao longo do tempo. Desta forma, é possível diminuir consideravelmente os custos na lavoura.
Quais as diferenças entre adubação de cobertura e de base?
Agora que você já entendeu o que é cada adubação e seus principais benefícios, vamos comparar as diferenças entre as duas técnicas:
Características | Adubação de cobertura | Adubação de base |
Aplicação | Após o estabelecimento do plantio | Antes do plantio |
Objetivo | Suprir nutrientes imediatas da planta | Preparar o solo e fornecer nutrientes iniciais |
Método | Ao redor das plantas ou foliar | Adicionado no solo |
Nutrientes | Principalmente nitrogênio e, em alguns casos, potássio e fósforo | NPK, com adição de macronutrientes |
Afinal, qual técnica de adubação usar?
A escolha entre adubação de cobertura e adubação de base vai depender do tipo de cultura, condições do solo, estágio de crescimento e objetivos da produção.
Se você possui culturas de ciclo longo ou que necessitam de nutrientes específicos, a adubação de cobertura é uma boa escolha.
Já se as culturas são de ciclo rápido ou se quer garantir um bom desenvolvimento inicial das raízes, opte pela adubação de base.
Conseguiu entender o que são e as principais diferentes da adubação de cobertura e de base? A escolha da técnica dependerá das necessidades das culturas.
Agora que você já identificou qual o melhor tipo de adubação para sua cultura, vale a pena conhecer o AduBio®. Ele é um fertilizante orgânico que libera nutrientes de maneira lenta, principalmente o nitrogênio, tornando-se ideal para fortalecer o crescimento contínuo das plantas ao longo do tempo e também para adubação desde o preparo do solo. AduBio é o ideal tanto para a adubação de base como para a adubação de cobertura.
É possível aplicá-lo em diferentes culturas, sendo um fertilizante indicado para plantios que estão constantemente em crescimento e necessitam regularmente de nutrientes para garantir mais vitalidade e saúde.
Gostou? Conheça agora mesmo o AduBio®!
Comments