A mandioca (Manihot esculenta) é uma das culturas de destaque na alimentação humana e animal devido ao seu alto valor energético. Portanto, o emprego de adubos orgânicos como o AduBio®, podem ser mais uma opção sustentável nos sistemas de produção de mandioca, cultura essa amplamente difundida pelo Brasil.
A produção de raízes de mandioca com fertilizante AduBio® (adubo de couro), mostrou-se eficiente, com produção equivalente a cultura quando adubada com fertilizantes químicos até mesmo com adubações de cobertura. Devido a sua liberação lenta de nutrientes, o AduBio® é considerado uma ótima alternativa para diminuir as perdas de N como ocorre com os adubos químicos.
A relação custo/benefício é, em geral, melhor, pois além do liberação lenta de nutrientes, em especial o nitrogênio, melhora a atividade biológica do solo e melhora também o vigor das plantas, umas vez que a planta está melhor nutrida; pois além de nitrogênio, o AduBio® possui ainda em sua composição outros macro e micronutrientes.
A utilização do AduBio® para as plantas visa a liberação lenta de N disponível, reduzindo significativamente as perda de N garantindo o fornecimento adequado de N durante todo o ciclo vegetativo.
Comentarios