top of page
Buscar

Conheça a Permacultura e outras iniciativas de agricultura sustentável

  • Foto do escritor: Agência WEBi
    Agência WEBi
  • 7 de mar.
  • 3 min de leitura


A permacultura é uma das práticas da agricultura sustentável, com o objetivo de produzir alimentos de forma responsável. 


Nas palavras do cientista australiano Bill Mollison, um dos fundadores do termo, permacultura significa a ‘‘elaboração, implantação e manutenção de ecossistemas produtivos que mantenham a diversidade, a resiliência, e a estabilidade dos ecossistemas naturais, promovendo energia, moradia e alimentação humana de forma harmoniosa com o ambiente’’. 


Nesse artigo, vamos aprender um pouco mais sobre ela e sobre as demais práticas sustentáveis na agricultura. Siga a leitura!


Permacultura e seus princípios


A permacultura cria sistemas sustentáveis de produção de alimentos, moradia e energia, sendo que a terminologia utilizada advém da junção de agricultura permanente e cultura permanente, ou seja, busca soluções que durem no tempo e respeitem os ciclos naturais.


Ao longo dos anos, passou a ser entendida como ‘’cultura permanente’’, pois passou a reunir o conhecimento de diversas áreas científicas, indo além da agricultura.


Existem 3 pilares da permacultura essenciais para a prática, quais sejam:

  • Cuidar da natureza: cuidar dos recursos naturais, como o solo, água, plantas e os animais;

  • Cuidar das pessoas: a harmonia da vida social com a natureza;

  • Partilha justa de excedentes: distribuir recursos de forma justa e evitar desperdícios.


Além disso, existem 12 princípios básicos, que sempre são guiados pela ética:


  1. Seja criativo e responda às mudanças;

  2. Observe e interaja;

  3. Capte e armazene energia;

  4. Obtenha rendimento;

  5. Pratique a autorregulação e aceite retornos;

  6. Use e valorize os serviços e recursos renováveis;

  7. Não produza desperdícios;

  8. Planeje partindo de padrões para os detalhes;

  9. Integre ao invés de segregar;

  10. Use soluções pequenas e lentas;

  11. Use e valorize a diversidade

  12. Use as bordas e valorize elementos marginais.


Tais princípios foram desenvolvidos em torno de duas décadas, sendo publicados em 2002 por David Holmgren por meio do livro “Permacultura: princípios e caminhos além da sustentabilidade”.

Demais tipos de agricultura sustentável


Ao todo, existem 7 práticas da agricultura sustentável para produzir alimentos de forma sustentável, além da permacultura.


 Confira, abaixo, as demais:

Agricultura orgânica


Diz respeito ao cultivo evitando pesticidas sintéticos e fertilizantes químicos, priorizando o uso de recursos naturais. 


Agroecologia


Prioriza a gestão de sistemas agrícolas sustentáveis, focando na interação positiva entre plantas, animais, humanos e ambiente. Promove a biodiversidade e inclui técnicas como o policultivo e integração entre agricultura e pecuária. 


Agricultura regenerativa 


Tem por ênfase a recuperação do solo e dos ecossistemas, buscando melhorar a qualidade do solo e do ambiente. Utiliza técnicas como plantio direto, compostagem e cobertura vegetal. 

Agricultura de precisão 


Utiliza tecnologias avançadas para o monitoramento detalhado e para fazer a gestão precisa dos cultivos. Assim, há a otimização do uso da água, fertilizantes e pesticidas, reduzindo o desperdício, trazendo menor impacto ambiental. 

Rotação de culturas 


Trata-se da alternância de plantios em uma área em comum, para manter a fertilidade do solo e reduzir o aparecimento de pragas e doenças. 




Energias renováveis


O uso de energias renováveis, como a energia solar, biomassa e a energia eólica, por exemplo, é sem dúvida uma alternativa para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e, por consequência, diminuir a pegada de carbono.  


Nesse sentido, vale dizer que, além destas práticas, é importante o uso de fertilizantes orgânicos, que também contribuem para a sustentabilidade, como o Adubio®, que é produzido a partir de sobras e descartes de couro da indústria de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). 


Sua composição é rica em alto teor de nitrogênio (N) e carbono orgânico, além de altos teores CTC. 


Você gostou deste conteúdo sobre permacultura e demais práticas sustentáveis na agricultura? 


Então baixe o nosso MR Guia completo para agricultura sustentável, para ter um conhecimento ainda mais completo sobre o assunto. Espero você por lá!

 
 
 

Commentaires


bottom of page